Aprenda as bases para saber por onde começar a entender e construir a persona do candidato, criação de conceito e slogan da campanha, estudo de casos, tráfego pago, e outros pontos estratégicos.
Como desenvolver e aplicar estratégicas de marketing político nas redes sociais para período de pré-campanha e campanha nas eleições 2022. Dicas para elaboração de conteúdo, insights, o que pode e não pode fazer, e muito mais.
Para pessoas que possuem pouca ou nenhuma prática ou experiência profissional com a ferramenta ou assunto abordado.
Começando a trabalhar com marketing, criação de conteúdo para política, assessoria. E, interessados ao assunto.
- Como identificar a estratégia para o seu candidato
- Comportamento + estratégia digital
- Estudos de casos das principais ações de campanhas vitoriosas
- Primeiros passos na definição da estratégia
- Criando uma relação com a equipe de campanha
- Separando a pre-campanha da campanha eleitoral
- Sites: Quando e como utilizar
- Quais os principais formatos
- Roteiro para vídeos
- Identificando onde seu publico está
- A importância do jingle
- Estudo de caso: Jingle
- Cronograma do calendário eleitoral
- Bases para criar seu cronograma
- Cruzando com planejamento de ações
- Organizando a Bio do perfil
- Qual tipo de perfil utilizar
- Selo de verificação
- Definindo os destaques
- Algoritmo a favor do candidato
- Novos meios/formatos: reels e tik tok
- WhatsApp como ferramenta de campanha
- Como levantar pauta para o candidato
- Entendendo a persona do candidato
- Posicionamento do candidato e a relacao com o tom de voz e design escolhido
- Construção de identidade visual
- Definindo o conceito e slogan de campanha
- Gestão de imagem
- Estudos de caso
- Atividade: Definindo Slogan para sua campanha
- Utilização e desdobramentos de Jingles em redes sociais
- Criação de vídeos para redes sociais
- Narrativa no audiovisual
- Conteúdo informativo com assessoria de imprensa
- Conteúdo para engajamento
- Táticas Reels
- Como utilizar os guias
- Timing para notícias e memes
- Copy em época de campanha
- UGC
- Montando um plano de conteúdo
- Posts e stories
- Stickers
- Memoji
- Gifs
- Coerência visual
- Estudos de caso
- Atividade: Criando publicações para o Instagram
- O que pode é não pode fazer na pré campanha
- O que não podemos usar como elemento visual
- O que não podemos usar como argumento
- Cuidados com direito autoral
- Game: Pode e não Pode
- Criando uma comunidade engajada
- Gestão de comunidade
- Táticas no Telegram
- Táticas no WhatsApp
- Táticas em grupo de Facebook e outros
- Criando a conta do candidato
- Estratégias para divulgação
- Cruzamento de dados para segmentação
- Público personalizado e público semelhante
- Comprovações
- Definindo verba de investimento
- Estratégia hypersegmentada por região
- Enfrentamento a desinformação
- Regulamentos sobre ads e conteúdo político
- Monitoramento de campanhas políticas
- Utilizando ferramenta de mensuração em campanhas políticas
- Gestão de crise e imagem em campanha política
Diretora de Negócios e Relacionamento na Berlim Digital, Berlim Station e agência B Results. Especialista em Marketing Digital com experiência em Gestão de Redes Sociais, Mídia Online, Produção de Eventos e Customer Success Manager. Criadora do projeto Take a Job.
Atuando como customer success manager diretamente em projetos com algumas contas nos segmentos de: hotelaria, turismo, construção civil, eventos, moda, ecommerce e gastronomia, como: HAUT Incorporadora Design, Pedras do Patacho, Armação Resort, Kembali Hotel, Golarrolê, Go Elephants, Delux, WEHOO Festival, Festival Só Track Boa, Coudelaria Souza Leão, Artes do Imaginário Brasileiro (e-commerce), Living Interiores, JC Buarque, Plano Clin, Green Panda, Nippon, Barchef entre outros.
Como profissional de performance atuando com marcas como: Bobstore, Caroatá Home Center, Grupo Padrão {Dental Padrão e Padrão Medical}, E-postos Nordeste, Illumin, Tintas Beta e outras.
E como social media em marcas como: Blue Angel Recepções, Vinibrasil (Vinhos Rio Sol), Restaurante Flor de Mandacarú, Correta Empreendimentos (com os empreendimentos: Cristo Rei I, Cristo Rei II, Serra do Maroto, Porto Coqueiral e Baobá Residence), Restaurante Rio Center, Vinhos Rio Sol Juá Garden, ABMS NE (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), GeoNE (Simpósio de Geotecnia do Nordeste), IBDCivil (Instituto Brasileiro de Direito Civil), Nsat (Congresso Brasileiro de Solos não Saturados) e outras.
Lucas TinéTrabalha com marketing político e estratégia eleitoral em redes sociais desde 2010. Passou por equipes de campanhas como Dilma Rousseff (Presidenta 2010-2014), Marcelo Freixo (Prefeito - Rio de Janeiro/2016), Dani Portela (Governadora de Pernambuco/2018), Marília Arraes (Prefeita do Recife/2020), João Paulo (Senador por Pernambuco/2014), Vivian Farias (Vice-Prefeita de Olinda/2020). Também participou de eleições fora do Brasil, como Beatriz Sanchez (Presidenta - Chile/2017), Maria Dantas (primeira brasileira eleita deputada na Espanha/2019). A partir de 2022 passou a integrar a equipe de estratégia na aérea de Marketing Político da Agência B Results.
Paulo FilhoEspecialista em Marketing e Comunicação Digital com certificações do Google em Mobile, YouTube, Pesquisa e Display, com passagem em grandes agências como a Ampla Comunicação, onde atuou como Digital Planner e Mídia Digital. Realizou campanhas para os Jogos Olímpicos Rio 2016, P&G, Baterias Moura, FIAT, Odebrecht, Queiroz Galvão, Vitarella, PITÚ, entre outras. Colaborou com campanhas premiadas que somam 22 Ampro Globes, 19 Colunistas e 1 Order of Excellence – MAA Globes.
Tiago CarcaráTiago Carcará é Diretor de Arte, formado em Webdesigner (2013) e em Computação Gráfica (2019), trabalha dentro do ciclo político/sindical desde 2016. Com atuações em campanhas políticas, como: Thiago Carvalho (2016), Áureo Cisneiros (2018 e 2020), Fernando Ferro (2020), Silvio Moura (2020), Dr Edmilson (2020), hoje atua como DA na Prefeitura Municipal do Ipojuca, no Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco e na BResults MKT Político.
Tiago MouraComo Mídia e Planejamento Digital, já esteve envolvido com campanhas para marcas como: Ministério do Esporte (Olimpíadas Rio 2016), Prefeitura do Recife (Carnaval do Recife), Deputado Federal Túlio Gadelha (Eleições 2018), HAUT Incorporadora, Imobiliária Eduardo Feitosa, Moura Dubeux, Festival Coquetel Molotov (Recife e São Paulo), Carvalheira Na Ladeira, Réveillon Carneiros, Réveillon Pé Na Areia, Reveião Golarrolê, Wehoo Festival, Festival Porão do Rock (Brasília), Só Track Boa Recife, Yo! Music Festival (Brasília), CASACOR Pernambuco, Pernambuco e Bahia Dá Sorte, Pateo Hyundai, Fiori Jeep e Rivoli Peugeot.
Dentre as empresas para as quais prestou serviço de consultoria e treinamento in company estão: Agência Um, Sinapro Bahia, CASA Comunicação, Carvalheira, Buzzlab, FIEPE, da-dpa, Comunik, Assucar Comunicação e Melhor Comunicação.
Profissional com experiência nas plataformas de mídia do Facebook (e Instagram), Google (e YouTube) e Waze, entre outras.
Data
Dias 18 e 19 de Junho de 2022 (02 dias)
Local
Presencial (Station 125, Rua do Bom Jesus, 125 - Recife/PE)
Horário
Sábado: 09:00 às 18:00 e Domingo 09:00 às 14:00
Certificado
14 horas
Vagas Limitadas!
Informações Adicionais
- Crédito Estudantil descomplicado (Provi): você poderá parcelar sua formação em até 24x.
- Forma de Pagamento Provi: Entrada R$91,92 + 12x de R$70,37.
- Fica proibido o acesso ao prédio de pessoas sintomáticas.
- O uso do elevador fica restrito a pessoas com baixa mobilidade, devendo ser utilizado por um usuário a cada vez.
De: R$ 1.058,00
Pela PROVI Por: R$ 919,20
Ou 30% no Pix ou Cartão R$ 638,54
OU
Atenção: Atenção: As datas dos cursos ou treinamentos estão sujeitas a remarcação em até 48hr antes da data estipulada em caso de não conter a quantidade mínima de quórum para fechamento de turma. Devolução de investimento só será realizada em casos previstos em lei. Ressaltamos que a simples impossibilidade de comparecimento ao curso após a realização da inscrição não caracteriza justificativa para reembolso ou emissão de certificado. O aluno só terá direito ao certificado, após concluir 75% do curso. Em casos de falta por motivos de saúde, o aluno precisará entrar em contato com a central e apresentar atestado médico com até 24h de antecedência às aulas. Em casos de falta sem justificativa, o aluno poderá realizar o pagamento da taxa de reposição de aula no valor de R$147,00 (cento e quarenta e sete reais).