Consumer Insights
  • Sobre o curso O curso

    No nosso cenário cultural complexo marcado pela pluralidade de narrativas visuais e discursivas e pela inteligência artificial dos algoritmos, é difícil criar produtos, serviços, marcas e comunicação relevantes sem compreender o comportamento do consumidor. Através das metodologias de pesquisa de mercado, esse curso tem o objetivo de aguçar o olhar, a curiosidade e o senso crítico como ferramenta estratégica e criativa para profissionais que podem se inspirar em insights do consumidor.

  • Nível Nível Starter

    Para pessoas que possuem pouca ou nenhuma prática ou experiência profissional com a ferramenta ou assunto abordado.

  • Público Alvo Público

    É indicado para todos que desejam expandir suas percepções de pesquisa, profissionais da área de criação, designers, publicitários, jornalistas, escritores, cientistas sociais, profissionais atuantes da economia criativa ou apenas curiosos de plantão.

  • Conteúdo programático Conteúdo programático
    • Descolonizar o olhar: aproximações antropológicasDescolonizar o olhar: aproximações antropológicas

      Apresentação da Antropologia e seus métodos analíticos como proposta para mapear insights na pesquisa de mercado. Além do referencial teórico, apresentaremos cases de como essa perspectiva analítica gerou soluções de produtos, serviços e comunicação para grandes marcas

    • Empatia: mapeando emoções e rompendo bolhasEmpatia: mapeando emoções e rompendo bolhas

      Para compreender o outro, precisamos trabalhar nossa capacidade de nos sensibilizar com a diferença, encontrando formas de conexão e encantamento com o outro. Para exercitar essa habilidade, apresentaremos inspirações do dia-a-dia, referências artísticas e teremos uma dinâmica de Mapa de Empatia.

    • Pé na rua: pesquisa de campo e suas descobertasPé na rua: pesquisa de campo e suas descobertas

      Através das técnicas de criação de roteiro de entrevista, abordagem com o público e imersão de campo etnográfica, sairemos em equipes para realizar uma pesquisa de campo nos arredores do Marco Zero a partir de um desafio proposto em turma.

    • Investigação digital: como analisar as redes sociaisInvestigação digital: como analisar as redes sociais

      Usaremos o ambiente digital para mapear descobertas e recorrências comportamentais nas redes sociais, em sites de referência, portais avaliadores e conteúdos de influencers com métodos de busca, refinamento e análise dos resultados.

    • Jornada do usuário: rotina e emoçõesJornada do usuário: rotina e emoções

      A partir das descobertas das etapas anteriores de pesquisa de campo e da investigação digital, faremos uma jornada do usuário contemplando atividades da rotina e emoções.

    • Mapa de insightsMapa de insights

      Etapa para sintetizar os insights descobertos ao longo do curso em direcionamentos específicos de produtos, marcas, serviços ou comunicação.

  • Orientador Orientador(a) Thais Yoshioka

    Graduada em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (USP), estudou Antropologia através das pesquisas de gênero, moda e identidade em Ciências Sociais. Em São Paulo trabalhou com moda e pesquisa de comportamento para marcas como C&A, Ambev, Grupo Boticário e Walmart.com. Em Recife atuou na área de publicidade e propaganda e atualmente é UX Designer no CESAR.

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