Curso Consumer Insights

com Thais Yoshioka
15 jul 2017
08:30 - 18:00
Impact Hub Recife, Rua do Bom Jesus, nº180, Recife Antigo - PE
Thais Yoshioka

Curso Consumer Insights

Facilitador: Thais Yoshioka

Graduada em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (USP), teve formação híbrida com Antropologia através das pesquisas de gênero, moda e identidade nas Ciências Sociais. Trabalhou em pesquisa de tendências e desenvolvimento de produtos em marcas nacionais como a TNG e nos últimos anos direcionou sua carreira para Antropologia do Consumo.
Em São Paulo integrou a equipe da Consumoteca mapeando comportamento de consumo e oportunidades de negócios para as marcas C&A, Ambev, Grupo Boticário e Walmart.com.
Atualmente trabalha na agência Aporte Comunicação trazendo insights de pesquisa de consumo como ferramenta para integrar planejamento e criação.
O CURSO
O workshop tem como objetivo apresentar a pesquisa qualitativa e suas metodologias como ferramenta criativa e estratégica para diferentes áreas do mercado. Com intuito de aguçar o olhar, a curiosidade e o senso crítico, cada módulo teórico terá seu correspondente prático, permitindo aos participantes vivenciarem o processo de pesquisa durante o encontro. É indicado para todos que desejam expandir suas percepções de pesquisa, profissionais da área de criação, designers, publicitários, jornalistas, cientistas sociais, profissionais atuantes da economia criativa ou apenas curiosos de plantão.

 

Ementa

Antropologia e o descolamento do olhar

Nesse bloco iremos despertar nosso olhar para identificar oportunidades de negócios e inovação a partir da leitura do comportamento e da cultura local. Para isso, contaremos como a Antropologia e o método etnográfico são recursos estratégicos para mapear insights na pesquisa de mercado. Além do referencial teórico, apresentaremos cases de como essa perspectiva analítica gerou soluções de produtos, serviços e comunicação para grandes marcas.

Botando a cara na tela: desk research e redes sociais
Mostraremos como utilizar a internet para contextualizar os aspectos macro econômicos e culturais através da desk research e como aplicar o olhar antropológico no ambiente digital para mapear comportamentos, reconhecendo nas redes sociais um campo fértil de insights.

Ferramentas Online/Monitoramento
Como as plataformas digitais podem auxiliar na realização de pesquisa e análise de dados. Foco em Facebook audience insights, google trends, keywordsdisplay tools, ferramenta de monitoramento e como extrair pesquisas dessas ferramentas.

E agora Silvio, qual é o tema? 
A proposta é definir com a turma um único tema de interesse que será investigado na parte prática do workshop.

Juntando as panelinhas
Dividiremos a turma em 4 grupos:
1. Povo de Humanas: grupo que irá para a rua aplicar a pesquisa de campo
2. Povo da Desk Research: grupo fará a desk research
3. Povo do Mark Zuckerberg: grupo mapeará comportamento nas redes sociais
4. Povo do Monitoramento: grupo levantará dados através das ferramentas digitais

Bom mesmo é botar a mão na massa
Cada grupo terá 1 hora para investigar o tema definido através da ferramenta selecionada.

E agora José?
Pausa rápida para orientar os grupos a organizar os dados de pesquisa para a apresentação coletiva.

Faz teu nome!
Cada grupo terá 8 minutos para apresentar para a turma os resultados da atividade prática.

Insights coletivos
Momento da turma compartilhar os insights.

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Investimento e Vagas

INVESTIMENTO
R$ 249,00 em até 5x sem juros até 06/07 (valor promocional)
A partir do dia 07/07 >> R$ 299,00

Vagas limitadas!

Local, Data e Horário

LOCAL: Impact Hub Recife, Rua do Bom Jesus, nº180, Recife Antigo - PE HORÁRIO: 8h30 às 18h (Certificado de 8h/aula)
INSCREVA-SE